Como Remover vírus que cria atalhos em pendrive

Como Remover vírus que cria atalhos em pendrive

Trabalho na TI de uma faculdade em curitiba, e certa vez as máquinas dos laboratórios de informática pegaram um vírus
que converte documentos e programas em atalhos com o mesmo nome e icones dos arquivos existentes. Isso faz com que o usuário fique impossibilitado de abrir qualquer um de seus documentos salvos no pendrive, Neste passo a passo vou explicar o procedimento que usei.

Há duas formas de fazer esse procedimento:

Opção 1- Primeiro vá numa máquina que não esteja infectada, Abra o seu Pendrive e clique no menu FERRAMENTAS e em seguida em  OPÇÕES DE PASTA  agora clique em MODO DE EXIBIÇÃO e em PASTAS E ARQUIVOS OCULTOS selecione MOSTRAR PASTAS E ARQUIVOS OCULTOS, Você verá que os seus arquivos ainda estão no pendrive, porém com atributo OCULTO.

Agora exclua pastas suspeitas, executáveis e o arquivo autorun.inf (caso ele exista).

Acesse o prompt de comando.(Iniciar – executar – cmd) Entre na unidade do seu pendrive (neste caso G:) e digite o comando mostrado abaixo:

attrib -r -s -a -h /s /d

Esse comando remove qualquer marcação de OCULTO que as pastas e arquivos tiverem.

Feito isso, crie uma PASTA chamada autorun.inf. Isso não vai evitar que o pendrive seja infectado novamente, porém não vai deixar o vírus se instalar num computador que esteja livre do vírus.

Opção 2- Acesse a pasta que foi afetada pelo vírus e clique com o botão direito sobre o arquivo contaminado (que atualmente é um atalho). Abra as Propriedades do arquivo.

Acesse a aba “Atalho” e remova quaisquer informações que não tenham relação com o caminho do arquivo em questão (realizar o processo no item “Destino” e “Iniciar em”). Veja o exemplo abaixo:

Utilize um bom antivírus e análise o pendrive e o HD, se nenhum problema foi informado então o vírus deve ter sido removido do seu pendrive. Em casos de persistência do problema, tente outros softwares antivirus.

wwww.WinDicas.com.br

Facebook Comments

0 Responses to Como Remover vírus que cria atalhos em pendrive

  1. Anônimo disse:

    muito bom, porem oque eu mais quero saber é como excluir dos computadores, aqui tenho anti virus pago e mesmo assim nao consigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para quem ainda não conhece apresento-lhes o Dropbox!Acessar