Usando o Prompt de comando para mover arquivos no Windows

Prompt de comando

O Prompt de comando é tão útil que é difícil não querer usá-lo o tempo todo. Há tantos usos práticos para que se possa agilizar processos como limpar itens velhos do desktop ou terminar processos em execução, etc. Outra solução bem bacana e útil é quando se trata de transferência de arquivos.

Por exemplo: você tem muitos arquivos de vídeo AVI misturados com imagens PNG todos listados na pasta Documentos certo? Essa bagunça precisa e deve ser organizada. Como você vai encontrar as suas imagens se eles estão misturadas com documentos diversos? Um comando simples pode mover todos os arquivos de um determinado tipo para outro lugar.

Depois de ler este artigo você será capaz de mover todos os seus documentos / vídeos / imagens / downloads / etc. para suas pastas apropriadas com facilidade, organizar seus arquivos como se estivessem em um gerenciador de download .

Faça o arquivo de lote mover arquivos no Windows.

O seguinte comando irá mover todas as imagens JPG do diretório atual para a pasta Pictures (Imagens). Para começar, você pode digitar o comando no prompt de comando ou criar um arquivo de lote para executar dentro de qualquer diretório para fazer o movimento.

Por exemplo, copie o seguinte comando:

move *.jpg %userprofile%Pictures

Agora abra o bloco de notas cole o arquivo acima copiado e salve-o com qualquer nome de sua escolha porém com a extensão .bat exemplo:  MoverImagens.bat. Certifique-se de mudar o Salvar como tipo: Todos os arquivos.

codigos bat

Agora, copie este arquivo para o seu Desktop. Execute o arquivo de lote (.bat) para mover cada imagem JPG a partir da área de trabalho para a pasta Pictures. Se você precisa limpar uma pasta diferente, como uma cheia de vídeos  músicas, coloque o arquivo na pasta e, em seguida, execute-o.

Resumindo, assim no diretório (local) em que você salvar esse arquivo .bat, ao executa-lo ele automaticamente irá mover todos os arquivos com extensão .JPG para a pasta Pictures (Imagens).

Vale lembrar que você poderá mover outros tipos de arquivos, bastanto para isso alterar sua extensão como no exemplo abaixo:

move *.png %userprofile%Pictures
move *.gif %userprofile%PicturesGIFs
move *.mp3 %userprofile%Music
move *.mkv %userprofile%Videos
move *.avi %userprofile%Videos

 Conclusão

Com um simples comando no Prompt de Comando,  fica fácil manter seus arquivos organizados, Gostou?

Facebook Comments

0 Responses to Usando o Prompt de comando para mover arquivos no Windows

  1. Wilson disse:

    caramba meu, 10 anos de windows e não sabia disso, vivendo e aprendendo, vlw ai 🙂

  2. e se eu quiser mover uma pasta?
    por exemplo mover uma pasta(mover oque tiver dentro da pasta com a pasta) localizada nos documentos para dowloads?, digo mover sem copiar, mover mesmo deixar a pasta de origem vazia e mover tudo para a pasta de destino

  3. Bruno Nery disse:

    Parabéns pelo tuto!! Mas tenho uma dúvida: e se eu quiser mover tudo isso para a mesma pasta com apenas uma linha de código? Eu estou tentando separar as extensões por vírgula mas não consigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para quem ainda não conhece apresento-lhes o Dropbox!Acessar