Bloquear acesso a programas no Windows XP

Veja como bloquear o acesso a um determinado programa, utilizando algumas opções do Windows. Não será necessário nenhuma instalação de programas pois o próprio Windows traz esta opção nativamente. O único requisito é o uso de partição NTFS.

Para verificar, entre em “Iniciar”,
“Computador” e clique com o botão direito do mouse sobre a unidade de HD e entre em “Propriedades”. Será exibida uma tela na qual é especificado o sistema de arquivos, como no exemplo abaixo.

BLOQUEANDO ACESSO A PROGRAMAS NO WINDOWS
Clique em Iniciar > Painel de controle > Ferramentas administrativas > Diretiva de segurança local:
Surgirá esta tela:
Agora clique na pasta Diretivas de restrição de software:
Veja que o sistema reconhece que não possue nenhuma restrição de software. Agora clique em Ação > Todas as tarefas > Criar novas diretivas:
Surgirá esta tela:
Agora,dê um duplo-clique sobre a pasta Regras Adicionais:
Veja que possuem quatro caminhos de regras adicionais. Clique como botão direito do mouse sobre a tela do lado direito. Surgirá este menu:
Clique em Nova regra de caminho,como na tela acima:
Agora devermos indicar qual o programa que será bloqueado para acesso. Clique em Pesquisar..:
Procure o aplicativo que será bloqueado. No nosso caso, bloquearemos o acesso ao programa Limpeza de disco, que está na pasta C:Windowssystem32 com o nome de cleanmgr.exe. Clique em OK após selecionar seu aplicativo:
Em Nível de Segurança, defina o nível de segurança ou quem poderá obter acesso ao programa. De acordo com a pasta Níveis de segurança, como na tela abaixo, temos:
Não permitido: qualquer usuário não terá acesso ao programa (mesmo administradores), implementando segurança máxima.
Irrestrito: você poderá definir quais usuários não terão acesso ao programa.
Escolha o mais adequado para você. Se quer que o aplicativo seja totalmente bloqueado, marque Não permitido. Ainda nesta tela:
Em Descrição coloque uma breve descrição do porque será bloqueado o programa, ou qual o programa será bloqueado. Após selecionar as opções de sua preferência, clique em Aplicar e logo em seguida clique em OK. Reinicie o sistema para que as mudanças surjam efeitos. Ao tentar executar um aplicativo bloqueado, aparecerá a seguinte mensagem:
Concluido! Agora você poderá restringir acesso aos programas.
Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para quem ainda não conhece apresento-lhes o Dropbox!Acessar