Como Restaurar O Boot Do Windows XP

Recuperando a inicialização do Windows XP.

Desde de 8 de abril de 2014 O suporte para o Windows XP terminou, mas como sabemos muitos usuários por qualquer que seja o motivo ainda o utilizam então a razão deste post… No Windows XP como em qualquer outro sistema operacional, estamos sujeitos a ter alguns problemas como: O sistema não inicializar… Este na verdade é um problema bastante comum, e pode acontecer como consequência, por exemplo, de uma queda de energia.

Ou sejá:

Na maioria dos casos, os principais problemas estão relacionados ao setor de inicialização que pode corromper-se ou ser danificado. Muitos usuários simplesmente vêem este problema como um caso perdido, e sem titubear formatam a máquina e reinstalam o Windows. Isto é totalmente desnecessário, pois além da perda de tempo perde-se os dados.

Este problema pode ser facilmente resolvido na maioria das vezes simplesmente se utilizando o console de recuperação do próprio Windows, o qual podemos realizar utilizando o CD/DVD de instalação do Sistema Operacional.

Para habilitarmos o boot por CD é necessário que seja alterado a ordem de boot dos dispositivos na sua BIOS. Geralmente esta opção está na tela de Advanced Bios Features, mas vária de acordo com as versões de BIOS existentes.

Em alguns computadores a ordem de boot pode ser definida também pressionando a tecla F12.

Após alterar a ordem de boot e colocar-mos e CD/DVD na bandeja, salve as alterações e reinicie o pc.

Ao iniciar o boot, o CD será automaticamente carregado.

Se utilizarmos o CD do Windows XP para dar o boot, a opção do console de recuperação deve ser ativada usando a tecla “R”.

Será solicitado que você altere o layout do seu teclado, como aqui no Brasil utilizamos em grande maioria o layout “pt_br-ABNT-2″ podemos teclar “ENTER” e escolher o respectivo layout. Por fim nos será perguntado a qual instalação do Windows desejamos nos conectar. Está opção vai depender de onde seu sistema operacional está instalado, ou quantas instalações você tiver, comumente por possuimos apenas uma instalação do XP, a opção será a “1″.

Entre com a senha de administrador. Se não houver, deixe em branco e aperte a tecla Enter.

será a “1″. O sistema exibirá então o prompt de comando, onde efetuaremos a recuperação utilizando alguns comandos:

c:\> fixmbr

Este comando fará com que o setor mestre de inicialização seja regravado pelo Windows. Então quando recebemos mensagens do tipo “mbr corrupted”, “missing operating system” e etc, ou o sistema nem mesmo chega a tela de carregamento do Windows, este comando poderá resolver o problema.

c:\> fixboot

Escreve um novo setor de partição no sistema. Se o sistema conseguir identificar o setor mestre de inicialização (mbr), mas mesmo assim o Windows não carregar por completo, esta pode ser a solução corrigindo assim registros de inicialização do sistema.

c:\> chkdsk

Este é o check disk, que antigamente já foi conhecido como scandisk. Arquivos essenciais do Windows podem conter erros, assim, precisamos corrigi-los para que o sistema possa carregar normalmente – Muitas vezes o sistema nos alerta sobre estes arquivos corrompidos através da famosa Tela Azul “da Morte”.

O chkdsk contém alguns parâmetros que devemos entender:

/p – Faz o exame de superficie, examinando a integridade do disco.

/r – Localiza os setores danificados e tenta fazer a recuperação. (Exige a utilização do parâmetro /p)

Deste modo se quisermos fazer uma verificação mais eficiente e completa o comando ficará assim:

c:\> chkdsk /p /r

Por último vou citar resumidamente como recuperar arquivos que de algum modo não estão mais no sistema. Por exemplo, ao recuperarmos a inicialização do Windows o sistema exibe a mensagem de que não foi possível encontrar o arquivo explorer.exe e então interrompe o seu carregamento por aí. Nos resta mais uma vez utilizar o console de recuperação e recuperar o arquivo através do CD do Windows. Faremos isto utilizando o expand.

As cópias dos arquivos no CD do Windows ficam na pasta i386, então no exemplo acima recuperaríamos o arquivo da seguinte forma:

c:\> expand d:\i386\explorer.ex_ c:\windows\system32\explorer.exe

Neste caso a unidade d: seria a minha unidade de CD, você deve modificá-la de acordo com sua respectiva unidade.

RESUMINDO:

1. Bootar por algum CD do seu Windows (precisa ser o CD Full, não pode ser nlited ou vlited).

2. Pressionar R no primeiro prompt. Onde diz a opção “Reparar instalação do Windows, pressione R”.

3. Na tela preta que será aberta, selecionar a instalação do Windows desejada (se for só uma, será o número 1). Pressione o número da instalação desejada, e tecle ENTER.

4. Será solicitada a senha do admin do sistema. Caso não tiver, basta teclar ENTER.

5. Digitar “cd ..” (sem aspas), para retornar ao C:/

6. Digitar “FIXBOOT C:” (sem aspas). Ao solicitar confirmação pressionar Y e ENTER.

7. Digitar “FIXMBR” (sem apas). Ao solicitar confirmação pressionar Y e ENTER.

8. Digitar “exit” (sem apas) para reiniciar o PC. PRONTO!

Facebook Comments

0 Responses to Como Restaurar O Boot Do Windows XP

  1. Benhur Paz disse:

    Excelente dica! sempre quis saber como era, que funcionava o console de recuperação do wind XP pelo pront executando os comandos fiz aqui e o XP velho ressuscitou….

  2. Anônimo disse:

    Isso nao vai apagar meus dados?

  3. Arnaldo disse:

    Não tem erro!

  4. Anônimo disse:

    Bom dia! Muito bem apresentado esse tópico. Tenho um problema mais grave e gostaria de uma dica. Usei esse procedimento e é perfeito, o fato é que de depois da maquina reiniciar uso normalmente durante um dia ou dois. Se reinicio, do nada não dá mais boot e fica tela preta com cursor no alto piscando lado esquerdo. Repito a operação com cd e tudo bem mas depois de alguns dias ou reinicios volta o erro. até instalei hd nova e nada. tirei placa de video e outras e nada. troquei memorias e nada. qual a sugestão que me daria? Grato, Daniel

  5. José Luiz disse:

    A sugestão que daria, é testar com outros módulos de memória, se persistir o problema… fazer regravação e atualização do BIOS.

  6. Bill G disse:

    Sério José Luiz, por uma coisa tão simples que um fixmbr ou fixboot resolveria, vc iria abrir o gabinete pra testar memória e ainda regravar/atualizar a bios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para quem ainda não conhece apresento-lhes o Dropbox!Acessar