Não use dois antivírus no mesmo computador

Os antivírus se tornaram tão populares que as pessoas acabam instalando vários com a ideia de que estarão mais seguras.

Muita gente acaba instalando mais de um antivírus no computador, por achar que assim estarão mais seguro. Eu mesmo já me deparei com algumas máquinas de clientes com dois antivírus rodando simultaneamente e afirmo que o fato de possuir dois antivírus instalados no computador ocasiona conflito e lentidão no computador do usuário.

Enfim, vários antivírus sendo executados simultaneamente significa fatalmente conflitos nos recursos do sistema. Isso por que cada antivírus vai procurar obter o controle sobre diversas operações como gravação de arquivos, conexão de rede, etc. E com isso, os resultados podem variar.

Veja alguns problemas que o uso de dois antivírus pode acarretar ao computador:

– Instabilidade
Os antivírus mais comuns atuam nos arquivos de sistema do Windows, para protegê-los de ameaças. Quando dois programas de varredura se encontram nessa região, um erro pode ocorrer, e um desses arquivos de sistema (essenciais para o Windows) acabará corrompido ou excluído.

– Vulnerabilidade
Quando os programas de segurança inclusos nos antivírus, como rastreador de pragas e firewall, se encontram, um tende a anular o outro. Dessa forma, os softwares brigam entre si e a porta para as porcarias virtuais fica aberta.

– Quarentena
Um dos conflitos mais comuns nos casos em que há dois antivírus no mesmo computador ocorre quando um programa não reconhece a quarentena do outro. Nesse combate, o primeiro antivírus arrasta a suposta ameaça para sua quarentena, com o objetivo de impedir que o vírus se espalhe. Porém, o programa número dois não consegue identificar que o arquivo já está em quarenta. Assim, solicita que o item seja movido novamente. E o ciclo se repete sem fim.

Resumindo: Um programa atrapalha o outro e o Desempenho do computador acaba prejudicado.

Tudo bem que “estamos” (estamos foi só modo de dizer) cada vez mais vulneráveis na internet, com cada vez mais Crackers tentando se apoderar dos nossas informações para nos aplicar golpes e etc, por isso é importantíssimo UM bom antivírus instalado em sua máquina apenas UM (risos).

Se achar necessário reforçar a segurança, o ideal é utilizar programas que trabalham em paralelo aos antivírus. Uma boa pedida é investir em antispams e antispywares.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para quem ainda não conhece apresento-lhes o Dropbox!Acessar